quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cordel

Esse trabalho foi produzido no início do ano, como estamos compartilhando com o mundo (quanta pretensão) as nossas produções não poderíamos deixar de postar nesse espaço os cordéis produzidos por nossa turma.
A ideia para que os alunos produzissem cordéis surgiu após a adoção do livro “Aquecimento global não dá rima com legal” do César Obeid (http://www.teatrodecordel.com.br/curriculo.htm). Não poderia apresentar esse universo para os alunos sem que eles pudessem sentir o sabor de produzir cordel. Não seria completo!
Mas tenho que confessar que nunca tinha feito um cordel e se havia prestado atenção na estrutura do cordel não foi tão detalhado a ponto de produzir. Bom, parti para a pesquisa, e após remexer muito aqui e ali, aprendi alguma coisa. Digo alguma coisa porque acredito que a teoria só se complementa pela prática e foi na prática com meus alunos, que conhecemos um pouco dessa arte contagiante que é o cordel.
Se mais, apresento a vocês as nossas produções. Não acredito que atingimos a perfeição. Também esse não era o objetivo, o objetivo era se deliciar, conhecer, respeita e reconhecer a literatura de cordel, que é cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário